Agência Minas Gerais | Filme produzido por alunos da rede estadual é exibido na Mostra de Cinema de Ouro Preto

junho 28, 2024 Off Por Admin

A comunidade escolar e os moradores de Ipatinga, no Vale do Rio Doce, comemoraram mais uma conquista dos estudantes da Escola Estadual Manoel Izídio, que estão se destacando na cena audiovisual local. O curta-metragem “Resíduo Enquadrado”, produzido pelos estudantes, foi exibido nesta semana na 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, um dos mais prestigiados festivais de audiovisual do Brasil, realizado anualmente na cidade histórica. 

 

Lançado oficialmente em outubro de 2023, o curta foi criado coletivamente pelos estudantes durante a Oficina de Cinema, Meio Ambiente e Mídia Móvel, ministrada pelo cineasta Gustavo Jardim, com supervisão da professora de Pesquisa e Intervenção da E.E. Manoel Izídio, Flávia Cândida Pinho.

O estudante Lucas Araújo, de 19 anos, um dos diretores de arte e imagem do curta, descreve o processo de produção: “Passamos semanas pensando no que seria mais interessante, discutindo ideias para a captação de imagens, a trilha sonora, buscando uma abordagem artística que representasse a nossa realidade”.

Com três minutos de duração, o filme aborda questões ambientais de maneira sensível, criativa e impactante, contrastando elementos urbanos de Ipatinga com a natureza. O curta pode ser assistido neste link.