Agência Minas Gerais | Eficiência Energética: Cemig troca mais de 45 mil lâmpadas de clientes em ação itinerante pelo estado

junho 21, 2024 Off Por Admin

Com o objetivo de promover o uso eficiente, racional e sustentável da energia, a Cemig realiza, em várias cidades mineiras, o projeto itinerante de troca de lâmpadas para seus clientes residenciais. Entre janeiro e maio deste ano, a Companhia substituiu mais de 45 mil lâmpadas antigas por outras mais modernas de tecnologia LED, em 30 cidades do estado, beneficiando mais de 7 mil instalações consumidoras. O investimento foi de cerca de R$1,1 milhão. 

A inciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e permite que os clientes residenciais substituam, de forma gratuita, até sete lâmpadas nos postos de troca instalados pela companhia em espaços públicos das cidades.

Para participar, os clientes residenciais devem apresentar a última conta de energia quitada e um documento de identidade. A troca de lâmpadas será feita mediante a apresentação de até sete unidades de lâmpadas que não podem estar queimadas. Os interessados também devem estar adimplentes com a Cemig, havendo possibilidade de consultar a situação no momento da troca das lâmpadas. A troca é válida para clientes titulares da conta ou que tenham procuração, de acordo com o modelo disponibilizado no site da Cemig.

Equipamentos mais sustentáveis

As lâmpadas de LED são mais adequadas para as residências porque apresentam durabilidade superior e maior eficiência. Isso significa que elas consomem menos energia quando comparadas às lâmpadas fluorescentes compactas, por exemplo. No entanto, o projeto de troca de lâmpadas itinerante busca, sobretudo, incentivar o uso sustentável da energia no dia a dia das pessoas.

Para o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, a iniciativa representa uma boa oportunidade para aqueles que querem economizar energia. “Nós queremos fomentar na população a cultura da eficiência energética. E a troca de lâmpadas é uma demonstração de que é possível contribuir para a construção de um futuro mais sustentável com atitudes simples. A modernização de lâmpadas é uma possibilidade de reduzir o desperdício de energia elétrica”, comentou.

Desde 2022

O projeto itinerante de troca de lâmpadas teve início em meados de 2022. Desde então, 55 municípios foram atendidos e cerca de 124 mil lâmpadas foram substituídas, beneficiando mais de 20 mil unidades consumidoras. As atividades previstas e desenvolvidas pelo PEE em Minas Gerais beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas de atendimento à sociedade, como hospitais e escolas.