Ações de sustentabilidade do IFSP são tema de capítulo de livro – IFSP

junho 14, 2024 Off Por Admin

Publicação do IFMA trata do tema na Rede Federal de Educação Profissional

Publicado no mês de junho pela editora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o livro “Ações de sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Ações de sustentabilidade” é resultado dos debates do I Encontro de Ações de Sustentabilidade da Rede Federal, realizado em 2023, no 20º Congresso Nacional de Meio Ambiente do IFSuldeMinas.

A partir das apresentações e discussões dos representantes de diversas instituições da Rede Federal, observou-se a importância de difundir tais experiências. Dividido em áreas temáticas: (i) Gestão e Governança Ambiental; (ii) Economia Circular e Gestão de Resíduos Sólidos; (iii) Energias Renováveis; (iv) Biomas; (v) Sociedade e Qualidade de Vida; (vi) Práticas Sustentáveis de Ensino, Pesquisa e Extensão, o livro traz um recorte das ações com foco na sustentabilidade, desenvolvidos Rede Federal de EPCT. 

O capítulo “Aprimoramento da Cultura da Sustentabilidade por Meio de Políticas,Projetos e Ações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de São Paulo” trata das ações da instituição, e foi redigido pelos professores Rafael Alves Scarazatti, Rodrigo de Benedictis Delphino e Thiago Rodrigues Schulze.

Essa iniciativa realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC), de forma colaborativa com as instituições da Rede Federal de EPCT, buscou ser ‘a pedra fundamental’, o primeiro passo rumo a uma série de ações voltadas à sustentabilidade ambiental, Agenda 2030 e preparação para COP30 no Brasil.

O livro está disponível para download; confira.

Com informações da Editora do IFMA