7ª Conferência Municipal das Cidades de Sorocaba define Comissão Organizadora – Agência de Notícias

junho 14, 2024 Off Por Admin



14 de junho de 2024

14:01

Por: Mariana Campos

 

Fotos: Michelle Alves

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), promoveu, nesta quinta-feira (13), o primeiro encontro da Comissão Organizadora da 7ª Conferência Municipal das Cidades, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista.

Criada para ser um espaço de diálogo entre o governo e a sociedade, a Conferência Municipal das Cidades ocorrerá no dia 29 de junho, 8h às 18h, no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira, para debater soluções urbanas locais. O tema será “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

Na ocasião, a Seplan abordou qual é a proposta, o tema e as perspectivas da Conferência Municipal das Cidades e os impactos nas esferas estadual e nacional. Também foram tratadas questões ambientais e a importância de discutir o desenvolvimento urbano no município, de forma intersetorial, para a construção de uma política pública ainda mais consistente.

A supervisora de Projetos Habitacionais da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Bianca Marchesin Bottosso, explicou ao público como se dá a construção da Conferência Municipal das Cidades e a sua importância também para o Estado e a União, além da participação de cada segmento na comissão, quem poderia fazer parte do grupo e as tarefas de cada um. Por fim, por consenso, foram definidos os representantes de cada segmento que farão parte da Comissão Organizadora.

A Comissão Organizadora será responsável por redigir o Regimento Interno do evento, preparar os temas a serem tratados e organizar sua realização. Também vai mobilizar a sociedade civil e o poder público para sensibilização e adesão à 6ª Conferência Nacional das Cidades, elaborar o Relatório Final e preencher o Formulário da Conferência Municipal das Cidades.

A Comissão Organizadora é composta por diferentes segmentos da sociedade. São eles: Prefeitura de Sorocaba e Câmara Municipal; movimentos populares da cidade, sindicatos e federações representativos dos trabalhadores legalmente constituídos e vinculados às questões de desenvolvimento urbano; entidades representativas do empresariado relacionadas à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, dentre as quais, incluem-se as cooperativas voltadas às questões do desenvolvimento urbano; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais de classe vinculados à questão do desenvolvimento urbano; e ONGs.

O próximo encontro será na segunda-feira (17), às 18h, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), localizada na Av. Mário Campolim, 434, Parque Campolim. Mais informações sobre a Conferência Municipal das Cidades podem ser obtidas na Seplan, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3238-2312.