Vem aí o VIII Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura do IFSP – IFSP

maio 17, 2024 Off Por Admin

Conemac 2024 será realizado no Campus Avaré de 11 a 13 de setembro  

Socialização de experiências, música, dança, artes cênicas, artes visuais, cineminuto e muitas outras atividades. Tudo isso é o que os extensionistas do IFSP irão encontrar durante o VIII Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura do IFSP — VIII Conemac. Preparem-se refletindo sobre as práticas, afinando os instrumentos ou produzindo sua arte! 

Neste ano, o Conemac voltará à casa onde teve seu início, há dez anos, no Campus Avaré, e acontecerá de 11 a 13 de setembro. Estudantes, servidores e toda a sociedade podem participar desse evento que busca proporcionar vivências culturais, espaços artísticos, diálogos, reflexões, trocas de saberes e de conhecimentos. De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão (PRX), em breve serão divulgados os detalhes da programação da edição 2024. 

Ao longo desses 15 anos da Extensão no IFSP, as ações extensionistas nas áreas de Comunicação, Cultura, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho impactaram significativamente a trajetória acadêmica e social de muitas pessoas envolvidas e transformaram a relação do IFSP com a sociedade local, dos territórios nos quais os campi se encontram. Venha conhecer mais sobre a produção extensionista e cultural do IFSP!

Relembre as edições anteriores

A primeira edição do Congresso de Extensão e da Mostra de Arte e Cultura do IFSP aconteceu em 2014, no Campus AvaréEm 2014, o IFSP contava com 25 mil estudantes, 30 campi e aproximadamente 20 polos EAD, e a Rede Federal de Educação celebrava seus 105 anos de História. Nessa edição, o Conemac (antigo Cemac) reuniu um público de 400 pessoas que prestigiaram as 62 sessões de comunicação oral e os 72 pôsteres expostos, e pôde desfrutar de uma programação diversa e representativa do momento em que se encontrava a Extensão no IFSP e na Rede Federal.

Além de realizar as conferências sobre “Ciência, Técnica e Arte para o desenvolvimento sociocultural: a extensão como mediadora”, “Extensão na Rede Federal: possibilidades” e “Desenvolvimento comunitário solidário: possibilidades da integração entre ensino, pesquisa e extensão”, o Conemac organizou a Feira Sustentável, Exposição de Artes Plásticas, Varal Fotográfico, Cine Minuto, apresentações de Ritmos Tradicionais e de Dança Urbana, Oficinas de Expressão Corporal, Confecção de Instrumentos musicais, Vídeo e Literatura, Comunicações orais e Mesas redondas que versaram sobre a pluralidade de temas do interesse da comunidade interna e externa do IFSP.

No ano de 2015, o Conemac ocorreu no Campus Catanduva, teve a apresentação de 160 trabalhos (comunicação oral, pôsteres e atividades formativas) e 44 apresentações de música, dança, artes cênicas, artes visuais e cine minuto. Nessa edição, o Conemac contou com interlocutores do Ministério da Cultura, como a conferência da então secretária de Cidadania e Diversidade Cultural (2015-2016) Ivana Bentes, além da participação dos grupos paulistas Cia. Kiwi de Teatro e Grupo Musical Clarianas. O evento foi prestigiado por um público de 2.000 pessoas.

A terceira edição do Conemac ocorreu no Campus Sertãozinho (2016) e alcançou um público de 3.000 pessoas, que prestigiaram os 328 trabalhos (comunicação oral, pôsteres e atividades formativas), além das 70 apresentações entre música, dança, artes cênicas, artes visuais e cine minuto. O evento contou com as conferências “Educação e Direitos Humanos”, do senador Eduardo Suplicy, e “Direito à educação: avanços e recuos”, de Márcio Pochmann, atualmente presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e estatísticas (IBGE).

No ano de 2017, o IV Conemac se juntou ao Conept (Congresso de Ensino) e Conict (Congresso de Pesquisa), unificando assim os três eventos do IFSP na 1ª Jornada do IFSP: “Inovando, Diversificando e (Re)Construindo”, realizada no Campus Cubatão. Esse momento histórico desafiou o IFSP a visibilizar a sua integração entre as três dimensões educativas (o ensino, a extensão e a pesquisa) no interior do seu fazer acadêmico, ampliando assim o diálogo entre o IFSP e a sociedade. A 1ª Jornada do IFSP foi homenageada pela Orquestra Filarmônica Jovem da Baixada Santista e teve como atividade de abertura a conferência “Políticas para a Educação Profissional: cenário e perspectivas”, apresentada pelo ex-ministro da Educação e atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O evento teve a participação de 7.000 participantes, 93 comunicações orais, 44 pôsteres, 36 trabalhos artísticos e culturais (cine minuto, artes visuais, música, dança e artes cênicas), além de mesas-redondas, atividades formativas, apresentações artísticas convidadas e a Feira de Economia Solidária. Além disso, o IFSP estabeleceu parceria, por meio de chamada pública, com outras entidades que se articulam com o público servidor do IFSP, a saber, o Sinasefe e o Sicoob.

A quinta edição do Conemac foi realizada no Campus Barretos, em 2018, e teve a apresentação de 213 trabalhos, sendo 113 comunicações orais, 69 pôsteres e 31 oficinas. Entre as atividades formativas, estavam as oficinas de “PANCS – Plantas Alimentícias não Convencionais”, “Adaptação de materiais para o ensino de química”, “Cocktelaria não alcoolica”, “Lógica de programação com o Scratch”, “Sabão artesanal e economia solidária”, “Elaboração de conteúdo jornalístico”, “Economia Solidária e Feminista” entre outras. Portanto, uma verdadeira mostra da diversidade de temas, saberes e conhecimentos produzidos pela comunidade IFSP. Nessa edição, os trabalhos e projetos sob as temáticas de sustentabilidade e agroecologia foram pontos de destaque do evento, demonstrando o diálogo profícuo e a consolidação das iniciativas no interior do IFSP. 

Nos anos de 2019, 2020 e 2021, o Conemac não foi realizado, já que o IFSP também foi impactado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), a qual forçou a suspensão das atividades presenciais na educação em geral e no IFSP em particular, sendo retomadas apenas em 2022. Neste ano, ocorreu o VI Conemac, porém ele aconteceu no formato virtual e em parceria os campi Tupã, Ilha Solteira e Presidente Epitácio, que contou com a apresentação de 68 trabalhos de comunicação oral e 4 atividades formativas, além de contar com exposição de artes visuais e de produções audiovisuais.

No ano de 2023, foi a vez de refletir sobre os 15 anos da Extensão no IFSP, e o VII Conemac estabeleceu parceria inédita com o Festival de Música da Federal (Femufe), o Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Sence) e o Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE). O intuito foi promover um espaço de reflexão sobre as dimensões da Extensão na Rede Federal de Educação, tendo como propósito central discutir a Curricularização da Extensão na Rede Federal, bem como permitir que a comunidade em geral do IFSP conhecesse e desfrutasse do Femufe, o já tradicional espaço de apresentação musical que foi criado na década de 70, ainda nos anos de Escola Técnica Federal, no atual Campus São Paulo.

O VII Conemac aconteceu no formato híbrido, com atividades presenciais e online, que preservaram o ethos desse espaço que é permitir o encontro da comunidade interna e externa do IFSP para o intercâmbio de ideias e conhecimentos e para a socialização dos sujeitos extensionistas. Entre as reflexões, destacam-se a mesa-redonda: “15 anos da Extensão no IFSP à luz das diretrizes extensionistas” e a mesa-redonda “Extensão desde o básico”, que brindaram a comunidade com o debate sobre o papel da extensão no IFSP e o fazer extensionista desde a educação básica, isto é, a prática da extensão no curso médio integrado e na educação básica das redes públicas.