Equipe da Secretaria do Meio Ambiente conhece indígenas da etnia Kuikuro em visita técnica ao Espaço Toca da Raposa – Agência de Notícias
maio 24, 2024Fotos: Mariana Campos/Secom
Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) realizou, na terça-feira (21), visita técnica ao Espaço Toca da Raposa, em Juquitiba (SP). Lá, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer indígenas da etnia Kuikuro e aprimorar o conhecimento a respeito da cultura deste povo, testemunho do legado que os irmãos Villas-Bôas Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas, importantes indigenistas que fundaram o Parque Indígena do Xingu (MT), em 1961, deixaram para o Brasil.
Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema, o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas, que completou em março deste ano 10 anos de existência, recebeu esse nome em homenagem aos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas, e a difusão desse legado tem norteado as suas ações educativas.
Os irmãos Villas-Bôas foram sertanistas e indigenistas que dedicaram suas vidas pela causa indígena. Seu legado perdura através da criação do Parque Indígena do Xingu, um território de grande importância histórica, cultural e ecológica no Brasil, onde vivem os Kuikuro, povo com maior população no Alto Xingu, que visita anualmente, entre abril e maio, o Espaço Toca da Raposa para participar do projeto de imersão e difusão cultural.
Durante a visita técnica ao Espaço Toca da Raposa, em uma aldeia cenográfica os indígenas apresentaram danças e lutas, o manejo do arco e flecha e mostraram um pouco de sua culinária, com o preparo do peixe e do biju, com direito a degustação. A equipe educativa do local também mostrou palavras na língua nativa dos Kuikuros.
Servidores da Sema ainda conferiram o acervo dos povos indígenas do Xingu, aprendendo mais sobre suas histórias e conhecimentos, além do artesanato que produzem o ano todo e utensílios do dia a dia, como cestos, arco e flecha, objetos decorativos, entre outros.
Para finalizar, acompanhados da educadora Regina Fonseca, idealizadora da Toca da Raposa, a equipe da Sema também visitou outras estruturas do espaço, como a Oficina do Lobato, com a Casa de Brinquedos; Casa de Pau a Pique, moradia do Caipira Brasileiro; e o Parque do Saci, todos com foco na difusão do folclore brasileiro, tema que também é trabalhado o ano todo nos espaços ecológicos de Sorocaba.
Entre as ações educativas já implantadas neste ano, decorrentes de parceria entre o Município e o Espaço Toca da Raposa, ocorreu a programação de aniversário do Jardim Botânico de Sorocaba, em março deste ano, com uma exposição de peças da etnia Kuikuro, além do bate-papo “Os Irmãos Villas-Bôas e seu Legado”, com a viúva de Orlando Villas-Bôas, a enfermeira aposentada Marina Lopes de Lima Villas-Bôas, e a educadora Regina Fonseca.
Outro desdobramento dessa parceria foi a criação de um novo roteiro de visita monitorada no Jardim Botânico de Sorocaba, envolvendo escolas e outros grupos, com a temática dos Irmãos Villas-Bôas e a cultura indígena, além de diferentes oficinas educativas sobre a cultura indígena. Todo esse trabalho de Educação Ambiental visa oferecer à população sorocabana o acesso à cultura desse povo e promover a reflexão sobre a importância do respeito à natureza, da conservação da biodiversidade e da proteção dos povos indígenas.
O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo e-mail: [email protected].