Agência Minas Gerais | Governo de Minas reforça parceria com os municípios durante a Marcha dos Prefeitos a Brasília

maio 21, 2024 Off Por Admin

Gil Leonardi / Imprensa MG


O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram, nesta terça (21/5), da abertura da 25ª Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios.

O encontro é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e reúne, durante quatro dias, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e gestores municipais em um espaço de diálogo do nível municipal ao federal.

Neste ano, a Marcha tem como principais temas a reforma tributária e os desafios dos municípios no enfrentamento das mudanças climáticas.

Parceria com os municípios

O governador Romeu Zema destacou o caráter municipalista de sua gestão e enalteceu o empenho dado para atender às demandas dos prefeitos mineiros.

“Os prefeitos de Minas Gerais sabem que todo mês eles recebem um valor extra da saúde referente àquilo que foi retirado deles, no passado, pelo governo anterior. Já fizemos o mesmo com os recursos do ICMS, do IPVA e do Fundeb, que já foi quitado. No total, nós estamos devolvendo aos municípios R$13,8 bilhões. É um valor fenomenal que está sendo pago de maneira parcelada”, ressaltou.

O chefe do Executivo estadual lembrou também que, nos últimos anos, o Governo de Minas vem se fazendo presente no interior do estado, com uma gestão mais próxima e parceira dos municípios. “Sou o governador que mais vai ao interior prestigiar os prefeitos. Já fui a mais de 300 cidades e, com certeza, até o final desta gestão, esse número vai crescer muito”, pontuou Romeu Zema.

Ele destacou, entre outras ações de fortalecimento do interior, a descentralização da saúde no estado, com hospitais regionais e as mais de 200 Unidades Básicas de Saúde (UBS) finalizadas.








 
 
   
   


Marcha dos Prefeitos

A Marcha é realizada desde 1998 e é considerada o maior evento político da América Latina em números de autoridades. Neste ano, o público esperado supera a marca de 11 mil pessoas.

O encontro debate as questões federativas, distribuição de receitas, entre outros temas. Além da agenda política, a programação anual do evento promove debates e atendimentos técnicos e uma feira de exposições.

Gil Leonardi / Imprensa MG


Hospitais regionais

Ainda em Brasília, o governador Romeu Zema, acompanhado pelo secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti, se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana, para definir parcerias entre os Hospitais Regionais do Estado e as universidades federais instaladas em Minas Gerais.

Nesta terça-feira, foi discutida possibilidade de parceria com o MEC para cessão da administração do Hospital Regional de Divinópolis, após o término da obra realizada pelo Governo de Minas, para a Universidade Federal de São João del-Rei. 

“Nós vamos concluir o Hospital Regional de Divinópolis, obra já prevista e com recurso reservado”, reforçou o governador. “As conversas estão avançadas com o MEC para que, depois da conclusão, a unidade hospitalar, totalmente equipada, possa ser cedida para ser administrada como hospital universitário, atraindo e formando profissionais, além de fortalecer ainda mais a saúde de Divinópolis e região”, finalizou Romeu Zema.

Para o secretário Fábio Baccheretti, a intenção é que o acordo, uma vez confirmado, contribua para melhorar a infraestrutura dos hospitais universitários do estado e, com isso, aprimorar também o atendimento e o acesso à saúde para os mineiros.

 

“Estamos encaminhando uma grande parceria para vários outros hospitais universitários. E, inclusive, vamos equipar universidades e hospitais que estão se expandindo, especialmente o de Juiz de Fora, que vai mais que dobrar o seu tamanho”, observou. “O ministro deixou claro que essa parceria vai ser realmente um exemplo para todo o país, em que a gente consegue, com os recursos federais e estaduais, transformar a realidade dos hospitais universitários do nosso estado”, completou..