Conferência Municipal debate gestão de trabalho e educação na saúde
abril 24, 2024A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizaram a I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento teve como tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, que foi trabalhado por meio de eixos temáticos.
Durante os dois dias da Conferência, os temas foram debatidos por gestores, trabalhadores e usuários do SUS e as propostas resultantes integrarão um documento orientador que será entregue à Gestão Municipal. Também foram eleitos 16 delegados que representarão o Município na etapa estadual da Conferência, em agosto. O evento terminou na tarde desta terça-feira (23).
“A primeira Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde foi um marco para o Conselho Municipal de Saúde, um marco para o município João Pessoa, que a realizou pela primeira vez com compromisso de escutarmos os trabalhadores, os gestores e os usuários. Durante esses dias tivemos a participação de pessoas que têm uma referência a nível nacional com relação à gestão e à saúde do trabalhador do SUS e debatemos, junto a 200 pessoas entre trabalhadores da saúde, gestão e usuários, sobre condições de trabalho, financeiro e humanização dessas condições. Foram dois dias de debate, dois dias de construção, dois dias onde a gente analisa, questiona e ouve os trabalhadores e os usuários, em um espaço livre onde puderam expor suas necessidades”, avalia a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mariah Marques.
Durante a Conferência também foi assinada a Portaria nº 31/2024, que estabelece a reinstalação da Mesa Municipal de Negociação Permanente SUS de João Pessoa e, tem como objetivo promover iniciativas que garantam um ambiente de trabalho digno e humanizado para os trabalhadores da saúde, restabelecendo e fortalecendo as relações democráticas.
A Mesa de Negociação Permanente será constituída por duas bancadas: Governamental e Sindical, sendo um fórum de caráter permanente de negociação e interlocução voltado aos servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde.