Programa oferece 1.000 vagas para castração e microchipagem de pets

março 18, 2024 0 Por

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos abre nesta quinta-feira (21), às 9h, as inscrições para a 29ª fase do programa Meu Pet Feliz. Serão 1.000 vagas destinadas à castração e microchipagem gratuita de cães e gatos.

O prazo termina às 22h do dia 26 (terça-feira). No entanto, as vagas podem se esgotar antes da data, dependendo da procura.

Os interessados deverão fazer a inscrição no formulário online.

Os tutores precisam ter idade mínima de 18 anos e morar na cidade.

A convocação será feita por SMS e e-mail. Por isso, é necessário preencher os dados com atenção para receber as mensagens.

Ambos os procedimentos serão realizados no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), localizado e em clínicas credenciadas.

Bem-estar animal

A ampliação do atendimento gratuito do Meu Pet Feliz, programa permanente de castração e chipagem de animais, é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

Desde 2018, já foram realizadas 26.332 castrações de cães e gatos, sendo 8.103 com apoio da unidade móvel, o castramóvel. Além da cirurgia, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos e furtos.

Critérios

• Os animais não podem ser usados para fins comerciais ou em competições

• Todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos nem apresentar doenças, desgaste físico ou anemia

• Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia

• Animais braquicefálicos não serão castrados

• Poderão ser castrados cães até 20 quilos, de 6 meses a 8 anos, e gatos de 4 meses a 8 anos

• Cães de 20 a 40 quilos, de 6 meses a 6 anos, serão castrados de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade de atendimento da equipe médica veterinária


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde