Encontro discutirá plano de resiliência e adaptação climática – Prefeitura Municipal de Ubatuba

março 13, 2024 0 Por

O clima, bem como seus impactos no cotidiano, serão pautas durante a discussão do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima de Ubatuba (PMAR), no dia 14 de março, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

O encontro, promovido pelo Projeto Municípios Paulistas Resilientes (MPR), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SEMIL-SP) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – GIZ, abordará o Plano Municipal de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima de Ubatuba (PMAR).

Esse plano, iniciado em 2022 e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, surge como uma resposta inovadora às transformações climáticas em curso.

Selecionando Ubatuba como um dos 10 municípios pilotos, o projeto busca preparar a cidade para enfrentar desafios ambientais, com foco em ações prioritárias e medidas de Adaptação Baseadas em Ecossistemas- ABE.

Dentre os participantes, destacam-se representantes da equipe Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – GIZ, Inamara Melo (Coordenadora de Adaptação às Mudanças Climáticas no Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas – MMA), Jussara Carvalho (Assessora em Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Subsecretaria de Meio Ambiente), e membros da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP – SEMIL, além da Defesa Civil de Ubatuba.

O PMAR não é apenas para enfrentar os riscos e impactos climáticos que afetam a cidade, mas também se destaca como uma ferramenta fundamental de gestão para antecipar cenários futuros, orientar decisões de gestores e atrair recursos financeiros, tanto nacionais quanto internacionais.