Atleta da AAPC Sorocaba é medalhista em competição pela Seleção Brasileira de Bobsled

março 11, 2024 0 Por

Fotos: Mt Van Hoevenberg

Por: Mariana Campos

O atleta Erick Gilson Viana Jerônimo, da Associação de Atletismo Pista e Campo de Sorocaba (AAPC Sorocaba), conquistou, no fim de semana (9 e 10), medalhas de prata e bronze no 4-men (descida com quatro atletas), pela Seleção Brasileira de Bobsled, em duas etapas da North America Cup, na pista de Lake Placid (EUA).

A AAPC Sorocaba é parceira da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav). Erick faz parte da equipe de rendimento da AAPC há três anos e foi campeão dos Jogos Regionais, em 2022 e 2023, nas provas de Salto em Distância e de Revezamento 4x100m.

O treinamento do atleta na equipe sorocabana dá condição a ele de ser convidado a integrar a Seleção Brasileira de Bobsled, que usa a corrida de velocidade como uns dos fatores principais dessa modalidade esportiva.

O Bobsled é um esporte que foi inventado pelos suíços, por volta do ano de 1860. Praticado no inverno, a equipe pode ser composta de dois a quatro. Os praticantes correm por cerca de 50 metros empurrando o trenó e, em seguida, pulam para dentro do equipamento. Essa distância é percorrida em menos de 6 segundos, acelerando o trenó a 40 km/h.

Na competição, a equipe faz três descidas com o trenó. O tempo de cada percurso total é somado e os 20 mais rápidos realizam a quarta e decisiva partida. O conjunto com o menor tempo total vence o jogo.