Defesa Civil mobiliza parceiros para a Operação Verão

novembro 24, 2023 0 Por Admin

Celso Gomes


Secretaria de Proteção ao Cidadão

A menos de 30 dias do início da estação mais chuvosa do ano, a Defesa Civil já ativou nesta quinta-feira (23) as equipes que fazem parte dos planos preventivo e de contingência de São José dos Campos. É o primeiro passo da Operação Verão, que começa no dia 1º de dezembro e vai até 31 de março.

A reunião realizada no Paço Municipal contou com a participação de representantes das secretarias de Apoio Social ao Cidadão, Manutenção da Cidade, Gestão Habitacional de Obra, Educação e Cidadania, Esporte e Qualidade de Vida, Saúde, Governança, Urbanismo e Sustentabilidade, Gestão Administrativa e Finanças, Apoio Jurídico e Mobilidade Urbana, além do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Civil, Polícia Militar, Fundo Social de Solidariedade, Sabesp, EDP e Arvodec (Associação de Radioamadores Voluntários da Defesa Civil).

Ninguém faz nada sozinho. As ocorrências relacionadas às chuvas nesta época do ano exigem respostas rápidas para preservar e salvar vidas, por isso é primordial estarmos cada vez mais alinhados e em sintonia com os protocolos de cada instituição, para prestarmos um serviço ágil, eficiente e de qualidade às pessoas”, destacou o Capitão Diogo Diniz Vieira, comandante do 1º sub-grupamento do Corpo de Bombeiros em São José dos Campos.

Os recentes alertas emitidos pela Defesa Civil estadual para todas as regiões já demonstram que o verão será marcado pela chuva. “Já estamos mobilizados, pois a expectativa dos meteorologistas é que o fenômeno ‘el niño’ vai influenciar este verão com grandes acumulados de chuva”, explica o supervisor da Defesa Civil de São José dos Campos, Orlando Santos.

Confira a cartilha com as dicas do Zé Garoa (mascote da Operação Verão da defesa Civil) sobre os cuidados a serem adotados no dia a dia durante o verão, quando as chuvas se intensificam.

Novidade

Para a Operação Verão deste ano, a Defesa Civil contará as novas estações meteorológicas para o monitoramento das áreas de risco do município. A instalação dos primeiros equipamentos devem acontecer em dezembro.

Uma empresa foi contratada para fornecer os serviços de tecnologia e monitoramento hidrológico. As 35 estações terão sistema de captação de chuva (pluviômetros) e serão conectados diretamente com o CSI (Centro de Segurança e Tecnologia).

O início da instalação das Estações Meteorológicas devem acontecer em dezembro deste ano. Foto: Adenir Britto/PMSJC


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão