Alunos participam de ações de cuidados com o coração
outubro 1, 2023Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
A sexta-feira (29) foi animada na Emefi Waldemar Ramos, no Vista Verde, com ações do “Setembro Vermelho” de conscientização sobre as doenças cardíacas em parceria com a ONG Salva Coração.
A programação na escola da região leste encerrou uma série de ações da Prefeitura de São José dos Campos nas escolas que movimentaram e envolveram 1.900 estudantes do Ensino Fundamental durante o mês.
As atividades nas escolas visam a prevenção e abordagem sobre a saúde cardíaca, e foram realizadas por professores de Educação Física e os parceiros da ONG. A programação ofereceu palestras e workshops comandados por profissionais da saúde, treinamentos para identificar sinais de emergência e chamar o serviço de resgate e treinamento de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar).
Dia do Coração
No dia em que se comemora o Dia do Coração, estudantes dos anos finais da Emefi Waldemar Ramos, no Vista Verde, tiveram uma aula de Educação Física diferenciada e focada na prestação de socorros.
As turmas do 9º anos já estão no clima de formatura e aproveitaram a sexta para o tradicional trote, com fantasias diversas, animados e atentos às explicações de voluntários da ONG e professores.
“Essas aulas são boas, porque têm ensinamento que vamos levar para a vida. Podemos passar o que vimos no treinamento para outras pessoas também, foi divertido”, afirmou Mariana Machado dos Santos, 15 anos, do 9º ano.
Para Rafaela Fernanda Freire Guedes Pinto, que está no último ano e sonha em trabalhar com algo relacionado à Saúde, as atividades foram ainda mais especiais.
“O treinamento foi muito legal e importante, esperamos não precisar passar por momentos de tensão, mas, se acontecer, na hora saberemos como lidar com a situação. Desejo estudar e atuar na área da saúde, tenho incentivo em casa, da minha mãe que é psicóloga e da irmã, que estuda Biomedicina”, contou a estudante.
Segundo o professor de Educação Física Daniel Taboada, os professores passaram por treinamento para abordar nas aulas diversos temas, como doenças, parada cardíaca e primeiros socorros de forma informativa e dinâmica.
“A experiência foi ótima porque quando o aluno vê de maneira clara como ele pode usar o aprendizado, ele fica mais participativo e atento. Os estudantes interagiram, comentaram sobre possíveis situações e cenários que podem passar e querem estar preparados para ajudar, é um conhecimento que faz diferença”, afirmou.
“Realizamos treinamento com os professores e como o mês de setembro é dedicado às doenças cardíacas e hoje é o dia do coração, fizemos atividades nas escolas. Dentro dos eixos da Educação Física estudamos sobre corpo, saúde e movimentos, as atividades ofertadas e os treinamentos têm tudo a ver com a proposta pedagógica para os anos iniciais e finais e foram muito positivos”, concluiu Vinicius Silva, orientador de Educação Física.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania