Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 21 de julho de 2018 - 16:35

Várzea Grande

08/07/2018 22:14

XI Fórum Estadual Extraordinário da Undime aborda competências socioemocionais; presidente comemora resultado

Fonte: Elisângela Neponuceno-VGNews

Com a presença de representantes do Ministério da Educação, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, Secretaria de Estado da Educação do MT, Uncme, dirigentes municipais de educação, equipes técnicas das secretarias, professores, acadêmicos e profissionais da educação, a  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizou nos dias  4 e 5 de julho, na cidade de Várzea Grande, o XI Fórum Estadual Extraordinário da Seccional.

Palestrantes convidados do último dia do evento, Regina Shudo e Marcelo Mallmann, abordaram o tema: “As competências socioemocionais na Escola e o impacto no futuro da criança. Em entrevista ao VGNews, Regina e Marcelo afirmaram que tratar as emoções nas séries iniciais é fundamental para prevenir, problemas como o bullying, que afeta adolescentes e jovens, principalmente alunos da rede estadual, matriculados no Ensino Fundamental e Médio.

Em várias cidades do Estado o problema preocupa pais e professores que necessitam de orientações para entender e ajudar a solucionar os casos, que muitas vezes culmina com agressões físicas, fora das unidades escolares, como já foi registrado com alunos das Escolas Presidente Médici, Liceu Cuiabano, Elmaz Gattaz.

Regina falou sobre o tema e explicou como trabalhar as emoções em sala de aula.

“O que vamos abordar hoje é falar como a gente lida com os sentimentos, precisamos ensinar estar crianças a auto regular suas emoções, esta competência não era desenvolvida na escola,  este assunto nunca foi abordado nas escolas, para que nossas crianças no futuro saibam se relacionar um com os outros”.

Questionada sobre o polêmico bullying, ela foi enfática ao afirmar que se trabalhar preventivamente ele nem vai aparecer nas escolas.

“Uma vez que trabalhamos as competências ele não surgirá, as crianças precisam saber respeitar o colega, para não ofender o outro, nossa função é ajudar os profissionais e lidar com estas situações”.

  

Para o presidente da Undime, o secretário municipal de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidelis, a realização da 11ª edição do encontro teve como premissa o aprofundamento de reflexões sobre maneiras de regulamentar o regime de colaboração entre os entes federados, de modo a fortalecer as políticas públicas educacionais para propor formas de contornar as crises orçamentárias e financeiras. Questões relacionadas à regulamentação e implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) e instituição do Sistema Nacional de Educação.

“É de suma importância a realização do Fórum, discutir a Educação onde entra o BNCC, regime de colaboração entre os entes federados e a busca das alternativas para que possamos fazer uma educação diferente e eficiente para nossas crianças”, esclareceu.

A avaliação de Silvio sobre os três dias de evento, foi positiva, pela maciça participação dos secretários municipais dos 141 municípios.

 

 


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo