Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 23 de julho de 2018 - 08:48

Várzea Grande

PROJETO 06/07/2018 15:44

Prati-Cidade confirma Rede de Atendimento às comunidades do Parque Sabiá e região

A prefeitura de Várzea Grande disponibilizou sua Rede de Atendimento a mais de 3, 5 mil moradores pertencentes a Região do Parque Sabiá, no mutirão Prati-Cidade.A rede de serviços prestada pela prefeitura está beneficiando moradores do Parque Sabiá, Cohab São Mateus e bairro São Mateus, com atendimentos e serviços sendo realizados na Escola Municipal de Educação Básica 'Maria Pedrosa de Miranda'.

Em função do jogo do Brasil contra a Bélgica, pelas quartas de final da Copa do Mundo, logo mais às 15h (horário de Brasília), o mutirão teve o horário de atendimento alterado e segue até às 12h. Mesmo com redução, a prefeitura municipal acredita que mais de 2,5 mil atendimentos tenham sido demandados até 9h, quando da retirada de senhas e triagem, finalizando com cerca de 3,5 mil atendimentos. Os serviços mais procurados foram os da área medica, especialmente, oftalmologia, que passa a fazer parte do mutirão em 2018 e as consultas com médicos generalistas.

Durante a abertura do evento, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, confirmou ações e serviços e anunciou a construção de novas creches, sendo três unidades para atender toda a região do Parque Sabiá e São Mateus. "Já confirmamos nos últimos dias, durante as ações preparatórias ao evento, que o Parque Sabiá receberá asfalto e uma nova escola municipal será edificada no Residencial São Benedito, ampliando as vagas na região".

A prefeita reforçou que o objetivo do mutirão é esse mesmo, "levar a prefeitura para o mais perto da população, integrando a rede de serviços e contabilizar resultados efetivos".

A presidente da Cohab São Mateus, Leny Gomes, conta que na sua comunidade residem cerca de 900 famílias e que a distancia do Centro da cidade sempre adia a busca por serviços, inclusive de saúde. "O mutirão traz a prefeitura para dentro dos bairros e resolve muitos dos nossos problemas. Há duas semanas as equipes de limpeza e de obras se espalharam pelas ruas, limparam, patrolaram, deram manutenção na iluminação pública e melhoram a distribuição da água". Como ela frisa, "a chegada do mutirão é a concretização de um sonho, porque em um único dia e perto de casa temos acesso a dezenas de serviços".

O presidente do Parque Sabiá, Nelson Cunha, está a frente das demandas do bairro há quatro anos e nesse período ele conta que nenhuma outra ação coletiva havia sido levada à comunidade. "Quantas pessoas não vão aproveitar esse momento para resolver uma porção de pendências?". Ele conta ainda que as ações preparatórias para o dia D do mutirão, como serviços de limpeza e de infraestrutura, melhoram a mobilidade no local. "A prefeita confirmou a pavimentação pro nosso bairro. Temos 95% das nossas ruas ainda sem asfalto". Cerca de 800 famílias residem no local. " Sei que algumas destas ruas vão ser pavimentadas, e como a prefeita disse, gradativamente vamos asfaltando o bairro, conforme a disponibilização orçamentária também. Mas vai dar um início aos trabalhos", concluiu Nelson.

Como explica a secretária de Assistência Social, Flávia Omar, a cada edição do 'Prati-Cidade', toda a estrutura pública municipal é descolada para a região atendida por um período de cerca de duas semanas. "Primeiro fazemos uma avaliação das demandas da comunidade, debatemos com eles quais ações e serviços são prioridades durante a Assembleia Cidadã, verificamos ainda necessidades pontuais da escola que será a sede do mutirão. Depois dessa etapa, entram em ação as equipes de infraestrutura e serviços públicos que começam um trabalho específico de melhorias na mobilidade e no fornecimento de água. Nessa fase, que antecede ao 'Prati-Cidade', os benefícios chegam de forma coletiva, para todos os moradores. Já no dia do mutirão, todos podem procurar por serviços e ações que melhor atendam cada individualidade. Essa oferta de ações coletivas e individuais, que mobiliza toda a administração municipal, é o grande diferencial do 'Prati-Cidade'".

A secretária avalia ainda que desde 2015 o mutirão de cidadania vem sendo realizado pela prefeitura com apoio de parceiros e é um evento consolidado e muito aguardado pelos várzea-grandenses. "Em nove edições, contando com essa, já contemplamos todas as regiões da cidade. O maior diferencial do nosso mutirão é o de avaliar com antecedência os bairros que serão beneficiados, entender às necessidades pontuais e antes mesmo do dia do evento dar inicio à prestação de serviços", reforça Flávia Omar.

A diretora da escola, Loramil Margalhães, agradeceu a prefeita pela escolha da região como mais uma sede do evento. "Nossa comunidade é populosa e toda atenção por parte do poder público é sempre bem-vinda. Hoje temos uma cidade cada dia melhor, resultado de ações pontuais, contínuas e bem planejadas".

A EMEB conta em 2018 com 669 crianças de quatro e cinco anos, da Educação Infantil. Entre os serviços disponibilizados pelo Prati-Cidade estão a confecção de documentos, regularização da situação eleitoral junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), consultas médicas, dispensação de medicamentos, vacinas, vacinação anti-rábica em animais domésticos, cadastro no Bolsa Família, orientações de higiene pessoal e de cuidados com a saúde, oferta de atividades lúdicas às crianças, Justiça Comunitária, cartório, entre outros.

Por: Marianna Peres - da Redação

 


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo