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Várzea Grande (MT), 23 de junho de 2018 - 04:53

Várzea Grande

2017 22/12/2017 14:38

Ouvidoria supera meta de resposta e atendimento ao cidadão

Fonte: Rafaela Maximiano-Secom/VG

Mesmo antes de encerrar o ano, o relatório estatístico da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, mostra que o município conseguiu ultrapassar em 5,95% a meta de resposta ao cidadão. Prevista para ter uma progressão de 2% ao ano, a meta para atender ao morador de Várzea Grande que busca a Ouvidoria de janeiro a dezembro de 2017 deveria ser de ao menos 86%. Porém as respostas às reclamações ou atendimento às demandas de serviços já chegam a 91,12%, contabilizando apenas os meses de janeiro a novembro.

Um resultado extremamente positivo avalia o controlador geral do município, Kleber Ferreira Ribeiro. “É importante salientar quem liga ou vem até à Ouvidoria da Prefeitura, tem uma demanda que precisa ser solucionada. Nós registramos esse pedido, seja de qualquer área, e encaminhamos para a secretaria competente. Também cobramos o resultado final desta pasta e retornamos ao cidadão com a solução do problema. Ou seja, fazemos a gestão dessa demanda trazida pela população várzeagrandense para ter certeza de que eles serão atendidos”, detalha o controlador.

O relatório ainda aponta que de janeiro a novembro deste ano 676 pessoas reclamaram junto à Ouvidoria Cidadã de Várzea Grande e 616 já tiveram seus problemas solucionados. Sessenta dessas reclamações ainda estão em andamento, sob a supervisão da Ouvidoria e nenhuma resposta ao cidadão aparece como pendente. “Importante ressaltar que nenhuma demanda deixa de ser atendida. Às vezes a área responsável pela solução do problema leva um tempo maior para dar a resposta ou para finalizar um serviço, mas todos são atendidos”, garante Kleber Ferreira.

A ouvidora municipal responsável por coordenar os trabalhos da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande, Ivanilde Nogueira, também comemora a conquista da meta estabelecida a curto prazo. “Precisávamos até dezembro deste ano, atender 86% da demanda que chega até a Ouvidoria, mas até a data de 30 de novembro contabilizamos 91,12%. Isso significa que a prefeitura está realizando obras e serviços de infraestrutura por toda a cidade e de forma descentralizada como é o caso do Grande Cristo Rei que está sob a coordenação do vice-prefeito José Hazama, e que atende os mais de 70 bairros. A Região que mais demandava pedidos de serviços. Estamos dando essas respostas finais ao cidadão várzeagrandense”, informa Ivanilde.

A gestora também destaca que conforme estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Prefeitura, a meta a longo prazo é de responder dentro ano, 100% das reclamações até o ano de 2033. Mas que com certeza essa meta será alcança antes, devido aos bons índices registrados até agora.

O relatório também mostra quais são as áreas de maior demanda da população. As cinco áreas mais demandadas são serviços públicos, obras, saúde, gestão fazendária, DAE e educação. E, segundo Ivanilde Nogueira, essas também são as áreas que mais rapidamente dão resposta à população. “Essas secretarias são responsáveis por serviços essenciais na vida da população. Por isso, temos uma maior demanda. Porém é importante analisar a resposta e a solução do problema dado a este consumidor”, explica.

Para se ter uma dimensão, cita a Ouvidora, “a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por exemplo, atendeu em 2017, muito além da demanda que chegou através da Ouvidoria. Nós registramos a troca de 198 lâmpadas na cidade. Só de pedidos relativos a iluminação pública de junho até o dia 08 de dezembro deste ano, a secretaria atendeu 4.149 pedidos da sociedade. Isso mostra o comprometimento da Administração Municipal em atender bem ao cidadão mas também em oferecer serviços públicos essenciais de qualidade e zelar por uma Várzea Grande melhor para se viver”, concluiu. 


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