Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 19 de junho de 2018 - 11:24

Política

06/03/2018 18:04

Fórum debate fortalecimento político de Várzea Grande

 

Por Bruno Garcia

A falta de representantes legítimos de Várzea Grande, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal, polarizaram as discussões do Fórum “Meu Voto é Daqui”, realizado na noite desta segunda-feira (5). Essa foi a segunda edição do evento, idealizado e organizado pelo movimento GW100. Mais de 200 pessoas participaram do encontro político.


Durante a palestra “A importância de votar em candidatos da sua região”, o economista e consultor eleitoral Múcio Ribas, projetou que Várzea Grande com 184.500 eleitores, tem um potencial para garantir a eleição de três a quatro deputados estaduais e até dois deputados federais, além de ter um peso forte na balança em relação à disputa majoritária do Senado e do governo estadual.


“A cidade de Várzea Grande tem um protagonismo em relação a esse quantitativo de votos, mas está com escassez de representantes nos cenários políticos estadual e federal. Estamos despertando um debate através desse Fórum, citando os exemplos bons de cidades do interior, que se organizam e conseguem um número de representantes superior em relação a quantidade de eleitores”, argumentou Múcio Ribas.


No prognóstico apresentado pelo palestrante, entre os fatores que prejudicaram a eleição de candidatos da terra, estão a pulverização de candidaturas locais e a entrada de candidatos de outras regiões. Segundo ele, esses dois pontos dificultou a eleição dos nomes, que teriam mais chances de se eleger e carregar a bandeira de Várzea Grande. “Esse debate vem abrir os olhos dos políticos do porque os eleitores não votaram em candidatos locais. Isso, certamente, aponta para uma cobrança de novos nomes! Pelo quantitativo que tem, não é possível uma cidade desse tamanho não ter, pelo menos, dois deputados estaduais”, comparando com o exemplo de Cáceres que concentrou 85% dos votos em três nomes da região, onde o eleito obteve 70%; e Sorriso que centralizou 86% dos votos em nomes da cidade, elegendo dois representantes.


Na esfera econômica, Múcio Ribas ressaltou que Várzea Grande, que ocupava o posto de segundo no PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, foi ultrapassada por Rondonópolis. “Afirmo com muita segurança de que cidade que perde poder político, perde poder econômico. Várzea Grande passa por uma período de crise econômica, creio que por essa ausência de representatividade política. Quem sente os reflexos é a população, que sofre com a ausência no atendimento da Saúde, no atendimento público da Educação e na Segurança ”, analisou o especialista.


Na avaliação do vereador por Várzea Grande Rodrigo Coelho, membro do GW100, o Fórum vem para acender o sentimento do várzea-grandense em voltar-se para política. “Queremos trazer essa nova política de transparência, com responsabilidade. Precisamos da população mais próxima desse processo. O várzea-grandense tem a política no coração, a gente transpira política, nesse momento o cidadão de bem precisa sair do sofá e vir somar, conversar e discutir política. Essa necessidade da representação é para termos quem nos defenda e de quem possamos cobrar”, declarou.


GW100


O GW100 é um grupo formado por empresários, juristas, jornalistas, cientistas políticos, professores, servidores públicos e outros representantes da sociedade civil mato-grossense. Criado em 2015, a partir de um grupo de amigos somente dentro da rede social WhatsApp, o GW100 não tem matriz partidária ou ideológica, contam com membros de diversos segmentos da sociedade como Comércio, Indústria, Justiça e Poder Público.


Próximo evento


O município de Santo Antônio do Leverger será o próximo a receber o Fórum “Meu Voto é Daqui”, conforme adiantou um dos coordenadores do GW100, o empresário Marco Polo de Freitas Pinheiro, o Popó. Ainda não se tem uma data definida. Já receberam o evento, Cuiabá e Várzea Grande. Também receberão uma edição do Fórum as cidades de Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Nobres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Jangada, Acorizal e Rosário Oeste. O fechamento acontecerá em Cuiabá.


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo