Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 19 de novembro de 2017 - 10:34

Parlamentos

10/11/2017 23:50

Modelo de gestão para o Geoparque de Chapada dos Guimarães é discutido

A Câmara Setorial Temática (CST) criada para discutir  a criação do Geoparque de Chapada dos Guimarães realizou hoje (10), sua 6ª reunião. O tema debatido foi modelo de gestão e o marco legal à região.

 O presidente da CST, Caiubi Kuhn, afirmou que em todo o Brasil não existe uma legislação que defina o modelo de gestão, e em Mato Grosso não é diferente. “No país o modelo de gestão adequado para a legislação brasileira ainda não é claro. Ainda é um desafio. Enquanto isso, na China existe cerca de 300 geoparques”, explicou Kuhn.

Na proposta lida hoje, o presidente da CST sugeriu a criação de um comitê de geodiversidade e de geoparques em Mato Grosso. Os geoparques seriam criados por meio de projetos de lei ou de decretos. Outra proposta sugerida por Khun é a criação da semana da geodiversidade, com o município de Chapada dos Guimarães sendo consagrado a capital estadual.

Em relação aos recursos financeiros para administrar o setor, Khun sugeriu a destinação de 10% do CFEM (Departamento Nacional de Produção Mineral). “A intenção é trabalhar com o turismo sustentável”, afirmou Khum.

Para o funcionamento dos geoparques, Khun sugeriu a realização de programas e ações construídas por meio de um planejamento estratégico pelos agentes locais. “Infelizmente o governo federal tem outras prioridades e os projetos voltados para isso estão na gaveta”, afirmou o presidente da CST.

De acordo com o representante da Secretária de Estado de Educação – Seduc – José Carlos Bazan, é preciso criar um comitê de geoparque de Chapada dos Guimarães com o envolvimento da população local.

“A CST tem que trabalhar para convencer a sociedade a participar das discussões. Ela participou de duas grandes audiências públicas, mas não está presentes nos debates da CST”, afirmou Bazan.

A próxima reunião está prevista para acontecer no próximo dia 7 de dezembro, às 9 horas, na sala de reunião das comissões, 201. Nessa reunião, a pauta será a formatação do relatório preliminar das sugestões apresentadas durante as seis reuniões realizadas pela CST. Existe a possibilidade de a CST estender os trabalhos por mais 180 dias.     


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo