Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 24 de junho de 2018 - 21:33

Eventos

06/06/2018 07:15

Assalto ao Trem Pagador, de Roberto Farias, é exibido na UFMT

O pátio”, primeiro curta de Glauber Rocha, abre sessão no Cineclube Coxiponés

Após assalto bem sucedido, bandidos de periferia carioca precisam lidar com as dificuldades que a posse do dinheiro produz em suas vidas em “Assalto ao trem pagador” (1962, P&B, 103), de Roberto Farias, atração desta quarta-feira, 06 de junho, às 19h, na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés da UFMT. “O pátio” (1959, P&B, 10'), primeiro curta-metragem de Glauber Rocha, dá início à sessão. Classificação indicativa: livre. Entrada gratuita.  

Os filmes compõem a programação do projeto de extensão "Cinema brasileiro: um percurso alternativo sobre a história", coordenado por Leonardo Esteves, professor dos cursos de Radialismo e Cinema & Audiovisual da UFMT. O projeto consiste na exibição de filmes de diferentes períodos do cinema brasileiro, sempre seguida de conversa com os participantes da sessão. As exibições integram uma programação complementar à disciplina “Cinema Brasileiro”, que Esteves oferece no primeiro semestre da graduação em Cinema & Audiovisual.

Sobre os filmes exibidos

No experimental "O Pátio", um homem e uma mulher estão deitados em um pátio de azulejos xadrez, ambos tentando se tocar. Eles não se falam, os únicos sons presentes são das vozes vindas de um rádio e barulhos estranhos, indicando que algo está para acontecer. Glauber Rocha dirigiu o curta com Helena Ignez aos 20 anos.

O diretor de “Assalto ao trem pagador”, Roberto Farias, começou sendo assistente de direção e estreou no drama "Maior que o Ódio" (1951) de José Carlos Burle. Também atuou como produtor de diversos filmes. Como diretor, estreou em 1957 com "Rico Ri à Toa", uma chanchada estrelada por Zé Trindade. “Assalto ao Trem Pagador” fez sucesso em 1962. Depois, fez vários filmes igualmente populares, com destaque para a trilogia rotagonizada por Roberto Carlos: "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" (1968), "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" (1970) e "Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora" (1971). Em 1973 lançou o documentário "O Fabuloso Fittipaldi", com o piloto Emerson Fittipaldi, principal estrela do automobilismo brasileiro à época.  Em 1982, mudou de gênero com "Pra Frente, Brasil", que mostrava a repressão da ditadura brasileira em longa estrelado pelo irmão, Reginaldo Faria. Cinco anos mais tarde, se juntou aos Trapalhões para as filmagens de "Os Trapalhões no Auto da Compadecida", que levou 2,6 milhões de espectadores aos cinemas. O cineasta faleceu recentemente, em 14 de maio.

Próximos filmes "Mundo à parte" e "Fábula", de Arne Sucksdorff

Na próxima quarta-feira (13/06) serão exibidos dois filmes de Arne Sucksdorff no projeto “Cinema brasileiro: um percurso alternativo sobre a história”: "Mundo à parte" (Brasil, 1970, 20 minutos) e "Fábula" (Brasil, 1965, 110 minutos). Não perca! Para mais informações, entre em contato pelo email cinecoxipones@gmail.comou siga nossas redes no Instagram @cinecoxipones e no Facebook/coxipones.

Sobre a Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés

As exibições do projeto “Cinema brasileiro: um percurso alternativo sobre a história” acontecem na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés. A sala fica dentro do Cineclube, que está localizado nas imediações do Centro Cultural da UFMT e pode ser acessado pelo bosque e vias próximas à Adufmat ou pela entrada localizada nas proximidades da Caixa Econômica Federal da Rua 1 do Bairro Boa Esperança. Mais informações: (65) 3615-8349.

Serviço

O quê: Exibição de "O Pátio" (1959, P&B, 10 minutos), de Glauber Rocha e de "O assalto ao trem pagador" (Rio de Janeiro, 1962, 103 minutos), de Roberto Farias.

Quando: Quarta-feira, 06 de junho, às 19h.

Onde: Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés

Classificação indicativa: Livre

Entrada Gratuita

VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo