Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 18 de junho de 2018 - 04:35

Eventos

10/03/2018 10:44

Secretaria dos 300 anos começa a estruturação do Comitê a partir do movimento comunitário

Fonte: Assessoria

A prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Extraordinária dos 300 Anos realizou na última sexta feira (09), a primeira reunião para instalação do Comitê "Cuiabá 300 anos", que vai reunir vários segmentos da sociedade civil organizada para atuarem em torno das comemorações dos 300 anos da Capital. A Comissão deverá coordenar os preparativos e elaborar um calendário de ações e eventos relacionados aos anos de fundação da cidade, a ser comemorado em 8 de abril de 2019.

A Comissão também deverá ter em sua composição por representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Cuiabá, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/MT, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Organizações Não Governamentais, Institutos, entidades e iniciativa privada. O comitê terá o papel de articulador e, em alguns casos, executor das iniciativas.

Atendendo uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, a primeira reunião foi voltada para inserção do movimento comunitário nas festividades, com o objetivo de introduzir a participação dos bairros nas comemorações dos 300 Anos. Durante o encontro foram apresentadas algumas sugestões para evidenciar a participação dessas comunidades.

“O que pretendemos com o movimento comunitário é criar uma maneira de homenageá-los e ou representá-los. As ideias são muitas, mas a princípio pensamos em realizar um documentário que contasse uma peculiaridade de cada bairro, como também ouvimos a sugestão de criar um monumento que identificasse o movimento que poderia ser concebido por algum artista cuiabano. E essas reuniões servirão para traçarmos como será feita a condução desses trabalhos”, esclarece Junior Leite, secretário dos 300 Anos.      

Para que o movimento comunitário tenha força e voz dentro de uma data tão emblemática para a sociedade cuiabana é fundamental as organizações representativas estejam inseridas cada dia mais na gestão Emanuel Pinheiro.

“O prefeito, como forma de reconhecimento da valorização do nosso movimento, recomendou que nós nos reuníssemos com o secretário Junior Leite, por que ele quer dar um destaque especial para o movimento comunitário nos 300 anos de Cuiabá, e hoje estamos aqui para começar essa construção. Os 300 anos de Cuiabá só serão possíveis porque existem os 300 bairros de Cuiabá, principalmente para os bairros da periferia que foram crescendo através de ocupações. Portanto, é a luta do nosso movimento que ajudou a construir nossa cidade e o prefeito quer reconhecer isso”, orgulha-se o secretário adjunto de Relações Comunitárias, Jonail da Costa.

Participaram do encontro os representantes das regionais, norte, sul, leste e oeste, como o Edmirço Batista de Souza, o Neno do Pascoal Ramos, Raimundo Figueiredo do CPA, José Mauricio Pereira da União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), entre outros.

O Comitê não visa somente comemorações e sim, buscar nesse período, fomentar ações de desenvolvimento, preparando a cidade para chegar aos seus 300 anos como uma capital de vanguarda, a frente de seu tempo, como merece a população cuiabana.

O comitê será lançado durante uma solenidade que será preparada para acontece no dia 08 de abril, com muitas atrações culturais.

VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo