Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 18 de junho de 2018 - 04:34

Eventos

06/03/2018 13:52

Prefeitura oportuniza qualificação profissional para mais 100 pessoas em panificação e confecção de salgados

Fonte: Secom-VG

A Administração Regional do Cristo Rei em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) iniciou curso de salgados e panificação para 100 pessoas. O curso tem como objetivo a formação de mão de obra na área de panificação e confecção de salgados viabilizando a geração de emprego e renda de famílias da região no fomento ao empreendedorismo.

Os cursos têm a coordenação da instrutora Idalva Soares e visa aprimorar os conhecimentos das participantes no que diz respeito à fabricação de salgados e pães. De acordo com a equipe participante, algumas mulheres já fabricam e vendem os seus produtos e a maioria delas pretende seguir o mesmo caminho. O curso é realizado nas dependências da Subprefeitura do Cristo Rei.

A gestão teve a preocupação de equipar espaço gastronômico com todos os equipamentos necessários. “O espaço é habilitado para o participante fazer pães, massas, pizzas e salgados, tanto artesanalmente como também de forma industrializada com atividades práticas e teóricas de manipulação de alimentos. Vamos capacitar as pessoas para que tenham mais chances no mercado de trabalho e melhorar a qualidade de vida da população”, enfatizou a instrutora.

Ao todo, são duas turmas, uma de cada curso, com cerca de 50 alunos cada, com aulas no período da manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira, totalizando carga horária de 160 horas/aula para cada turma. Os cursos são todos gratuitos e tem duração de 2 meses, na medida em que se encerra a turma, novas turmas são formuladas para participar das oficinas. O curso de panificação já ocorre há dois anos e serve para produção diária de cerca de 850 pães de cachorro quente para famílias cadastradas no projeto ‘Pão e Leite é Vida’, que se encontram em estado de vulnerabilidade social. Já o curso de salgados está na sua primeira turma.

Conforme a coordenadora dos cursos, Isabela Guimarães, o público alvo para os cursos de capacitação são os manipuladores de alimentos, trabalhadores de baixa renda, desempregados e beneficiários do Programa Bolsa Família e de Políticas de Assistência Social em geral.

“O curso profissionalizante dá habilitação para que o padeiro/salgadeiro possa planejar, produzir e preparar massas de pão e similares. Os padeiros fazem pães, bolachas e biscoitos e fabricam macarrão. Já os salgadeiros preparam recheios e confeccionam salgados de diversas qualidades. Os alunos trabalham em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança alimentar e saúde. Os cursos abordam todos os conhecimentos para preparar receitas de diversos tipos de pães, massas, recheios, esfirras, salgadinhos, entre outros. Ao término, os participantes terão totais condições de atuar neste segmento. A capacitação promove a valorização dos trabalhadores e contribui para o crescimento econômico local, promovendo o fomento ao empreendedorismo individual”, esclareceu à coordenadora.

A coordenadora disse ainda que a capacitação profissional gratuita contribui para que mais cidadãos do Grande Cristo Rei ingressem no mercado de trabalho, gerando mais renda e melhor qualidade de vida para as suas famílias. Ela ainda recordou que o curso é fruto de uma articulação firmada entre a Prefeitura e o Senai/VG.     

Na avaliação da aluna Sandra Fernanda França, que atualmente produz pães para comercializar na região em que mora, o curso será a oportunidade de mudar de vida. "Eu e meu marido trabalhamos de forma autônoma, mas, depois que terminarmos o curso, a nossa intenção é abrir uma panificadora, principalmente, para atender aos bairros Cristo Rei”.

A dona do lar, Keiliane Silva Santos, 29 anos, sonha em produzir e comercializar salgados em uma sociedade com sua irmã. “A princípio vamos vender de porta em porta e depois do curso também empreender meu próprio negócio. Meu sonho é ter independência financeira para incrementar a renda familiar. Com o tempo, percebo que tenho habilidades e isso dá uma dinâmica diferente na participação das aulas ", declarou.

 

VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo