Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 21 de julho de 2018 - 22:07

Esportes

05/07/2018 21:58

Ginásio Aecim Tocantins recebe a final do Judô do 43º Jec's

Por ALESSANDRA BARBOSA 

 

Os Jogos Estudantis Cuiabanos (Jec’s), que já está na 43º edição, chega à reta final, com o Judô tendo seu embate definitivo. A final da modalidade acontece neste sábado (07), no Ginásio Aecim Tocantins, a partir das 13h. Já ocorreram as finais do Xadrez, Tênis de Mesa, Atletismo, Ciclismo, Luta Olímpica, Badminton, Voleibol, Basquetebol e Natação. O evento é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

Os Jogos Estudantis começaram no dia 02 de maio, no Complexo Dom Aquino, reunindo mais de 1.900 alunos e pouco mais de 80 escolas da Capital. A competição vem com a missão de revelar atletas e o potencial esportivo de cada participante. Os vencedores de cada categoria recebem troféus, medalhas e vão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Mato-grossenses, a serem realizados na cidade de Campo Verde no dia 07 de Setembro.

A competição será entre 62 escolas, com alunos das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular. A disputa final trará cerca de 120 atletas, das categorias (A) e (B), masculinas e femininas, seguindo as regras da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

As provas são divididas por pesagem: Masculino - Ligeiro: até 60 quilos - Meio-leve: até 66 quilos - Leve: até 73 quilos - Meio-médio: até 81 quilos - Médio: até 90 quilos - Meio-pesado: até 100 quilos - Pesado: mais de 100 quilos. Feminino: Ligeiro: até 48 quilos - Meio-leve: até 52 quilos - Leve: até 57 quilos - Meio-médio: até 63 quilos - Médio: até 70 quilos - Meio-pesado: até 78 quilos - Pesado: mais de 78 quilos.

Cada pontuação atingida tem um nome especifico: Ippon - Derrubar de forma rápida o oponente com as costas no solo. Imobiliza-lo por até 20 segundos ou fazer com que desista utilizando–se de uma chave de braço por exemplo. Após sua execução a luta é finalizada. Wazari - Similar ao ippon, porém as costas não tocam em sua totalidade o chão ou o golpe não foi com força e velocidade, podendo ser imobilizado entre 15 e 19 segundos. E Yuko - Tombar o rival no qual a lateral do corpo encoste ao solo. Outra forma é por imobilização de 10 a 14 segundos.

Em cada disputa, os atletas dispõem de cinco minutos para o masculino e quatro para o feminino. No caso de empate, há uma prorrogação até que um lutador marque o ponto da vitória.

“A competição acontece à tarde, porém, logo pela manhã a equipe da Secretaria de Esportes, acompanhada por membros da federação, estará no ginásio acompanhando a pesagem dos atletas, para definirem quem serão seus adversários nos combates. Além disso, os jogos estudantis cuiabanos adquirem uma importância para o município, a partir do momento que levam a nossa bandeira para os demais municípios e em outros estados, por meio de participações e conquistas obtidas nas competições nacionais e quem sabe, até internacionais”, enfatizou Edilson Odilon, secretário-adjunto de Esportes.


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo