Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 24 de junho de 2018 - 21:39

Esportes

09/06/2018 13:53

Até domingo, Cuiabá é oficialmente a Capital nacional do Taekwondo

ALESSANDRA BARBOSA 

 

Mais de 700 atletas, de 22 estados brasileiros estão disputando as medalhas do Campeonato Brasileiro de Menores de Taekwondo 2018, divididos nas categorias cadete, infantil, juvenil e sub-21, para a disputa de mais de 460 combates que vão até às 19h deste domingo (10) no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins. O campeonato foi aberto oficialmente nesta sexta-feira (08).

A competição nacional é uma realização da Confederação Brasileira de Taekwondo, promovida pela Federação de Taekwondo do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

“Poder incentivar a modalidade é de grande importância para o município, tendo em vista que a delegação mato-grossense chega à competição com cerca de 50 atletas. Quem sabe desses não saia um cuiabano campeão, campeã ou os dois. A realização de competições nacionais como estas, são positivas e projetam Cuiabá para o resto do país fazendo que mais entidades e confederações tragam seus eventos para cá, o que acaba fomentando nosso turismo e consequentemente nossa economia”, frisou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Os primeiros confrontos começaram na manhã desta sexta-feira, com as meninas da categoria infantil e cadete. Na sequência, deram início as lutas masculinas. No sábado, a categoria juvenil entrará nas áreas de competição em buscas das melhores colocações. Os confrontos entre os taekwondistas da categoria sub-21 acontecem no domingo, última etapa do torneio. Assim como nos dias anteriores, os confrontos da manhã serão na categoria feminina e à tarde entre os atletas do masculino. A competição irá formar a seleção brasileira permanente da categoria cadete.

De acordo, com o presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo Alberto Maciel Junior, a federação estadual vem desenvolvendo uma das melhores gestões federadas, atualmente.

“Eu estou há 15 dias fora de casa, vim direto da Bolívia. Fiz questão de vir para cá, porque o presidente da federação de vocês é um parceiro e uma pessoa muito comprometida com o esporte, a vinda da competição para Cuiabá se deve muito a isso e a capacidade que a cidade possui. Os Atletas que estão sendo premiados aqui já estão pré-classificados para seletiva final que compõem a seleção brasileira do ano seguinte. Aproveito para agradecer a Prefeitura de Cuiabá por estar nos recebendo muito bem por aqui”, completa o presidente da confederação.

A ex-atleta e medalhista olímpica Natália Falavignia presente no evento, revela que a ideia da federação é difundir a modalidade no país todo, por meio de campeonatos itinerantes. “Cuiabá foi o lugar escolhida por ter sido vista, como uma cidade com um potencial para a prática do esporte. A decisão foi uma opção conjunta, definida pela confederação e a federação, com todo o suporte do município”, esclareceu a ex-atleta que vem atuando na confederação como diretora técnica.

Para a Federação de Taekwondo de Mato Grosso o evento chega a um momento em que a entidade se encontra fortalecida, conquistando o maior número de federados e de atletas nas academias cuiabanas e, também, caminhando em ritmo crescente no interior do Estado.

“Conseguir trazer este evento foi um enorme desafio, mas a luta esta sendo recompensada. Conseguimos trazer uma parcela relevante de competidores. A confederação está satisfeita com nosso trabalho. E nosso estado está muito bem representado, nossa delegação tem grandes chances de subir ao pódio. Agora seguimos até domingo nesta expectativa de que saiam os melhores atletas da modalidade e que farão parte da seleção brasileira, trazendo bons resultados para o nosso país”, conclui Hélio Ribeiro presidente da Federação.    


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo