Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 18 de dezembro de 2017 - 11:09

Detonando

VAGAS 09/01/2017 17:12

Pais devem ficar atentos às datas de matrículas na rede estadual de ensino

Fonte: GCOM

Responsáveis por alunos que pleiteiam vagas nas 759 unidades da rede estadual de ensino, incluindo duas creches, devem ficar atentos ao início das matrículas online, que neste ano foi dividida em três etapas. A primeira começa nesta segunda-feira (09.01) para os interessados em vagas nas creches. O gerente de Suporte de Gestão e porta-voz da Matrícula Web da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Hesloan Maia, tira as dúvidas dos pais e responsáveis pelas matrículas.

Gabinete de Comunicação - Qual o primeiro passo para efetuar as matrículas nas creches e escolas estaduais?

Hesloan Maia - O primeiro passo é o usuário entrar no Portal da Web Matrícula (http://matricula.seduc.mt.gov.br) e se cadastrar para ter um usuário de acesso. Normalmente disponibilizamos o portal 30 dias antes para que o pai se familiarize com o modo de acesso. Há disponível vídeo aula sobre como solicitar a matrícula, vídeo aula de como solicitar o cadastro, esclarecimento do porquê, por exemplo, que a escola que eu estou solicitando não aparece no sistema. Todas estas dúvidas são retiradas no próprio portal. A matrícula-web é uma solicitação de vaga. Posteriormente o responsável deve ir à escola levar a documentação exigida.

Gcom - Quais as datas das matrículas?

Hesloan Maia - A matrícula de alunos novos, ou transferidos, acontece simultaneamente em todas as escolas, participantes ou não do processo de Matrícula Web. Os interessados nas creches têm de 9 a 10 de janeiro de 2017 para efetuar a inscrição. De 12 e 13 de janeiro é a vez das escolas que encerraram o ano letivo de 2016 em 23 de dezembro. Já quem procura vaga nas unidades de ensino que encerrarem o ano letivo de 2016 em 31 de janeiro de 2017 deve efetuar a matrícula no período de 20 a 24 de fevereiro.

Gcom - Por que a necessidade da matrícula em três etapas?

Hesloan Maia - A gente separou as matrículas das creches porque o maior volume de solicitações é na creche, que chega a ter por minuto 2 mil acessos. São duas creches e cada uma oferta 45 vagas, no total são 90. Por isso criamos a inscrição de matrícula para creche separada da escola, para não sobrecarregar tanto o sistema. São três datas de matrícula: creche, escola que não entrou em greve e escola que paralisou. No portal tem um calendário explicando todas as datas. Em relação ao volume de dados trafegados, foi aumentada a capacidade de acesso. Antes eram apenas mil acessos por minuto e hoje ultrapassa dois mil acessos por minuto. Outra melhora neste sentido foi transferir o sistema para o servidor do MTI. Só volta para o nosso em caso de emergência, se cair o do MTI, que tem uma estrutura muito melhor.

Gcom - Qual o benefício da Web Matrícula?

Hesloan Maia - Ela serve para dar transparência ao processo. Antes havia as filas, pessoas dormiam nas portas das escolas esperando e não conseguiam vaga. Saíam dizendo que "fulano conseguiu vaga porque era amigo de sicrano". Via web não há interferência, aquele que tiver acesso à internet, seja pelo computador ou celular, tem acesso à vaga.

Gcom - Existem outras formas de efetuar a matrícula?

Hesloan Maia - Sim, existem escolas que não participam do procedimento online, como as do SEJA (Sistema EJA Brasil), as escolas do campo e as indígenas. Não faz sentido pedir via web vaga para o SEJA, sendo que o estudante tem a possibilidade de ir à escola e se inscrever o ano inteiro, então não tem necessidade. Também não tem sentido disponibilizar matrícula via web para escola na zona rural e indígena se as próprias instituições não contam com internet. As escolas especiais de Cuiabá e Várzea Grande também não participam do processo online. A inscrição é feita na escola mesmo.

Gcom - Quais são as datas limites para os responsáveis procurarem a escola após efetuar a matrícula online?

Hesloan Maia - Depois de fazer a matrícula, o responsável já pode ir na escola imediatamente levar a documentação. Inclusive, a gente orienta as escolas que possuem laboratórios de informática a disponibilizar os computadores para os pais efetuarem a inscrição online, pois há muitos pais que não têm acesso à internet.  

Gcom - E quando o documento apresentado na unidade de ensino não condiz com as informações da matrícula virtual?

Hesloan Maia - Suponhamos que o aluno diz que vai cursar o nono ano e ele não tem histórico para isso, ele tem histórico para cursar apenas o oitavo ano. Então, mediante a isso, o secretário da escola cancela a solicitação e uma nova vaga surge imediatamente no sistema. O balanço das vagas remanescentes é feito uma semana depois, após verificarmos aqueles que não apresentaram as documentações exigidas. Em seguida, a própria escola disponibiliza o número de vagas remanescentes no mural e elas são rapidamente preenchidas.  

Gcom - Quais são as unidades de ensino mais procuradas pelos pais e responsáveis?

Hesloan Maia - A Souza Bandeira é a mais solicitada para o Ensino Fundamental e, no Ensino Médio, é o Liceu Cuiabano.

Gcom - Em caso de dúvida, a que ou quem os pais ou responsáveis devem recorrer?

Hesloan Maia - No Portal da Matrícula Web da Seduc (http://matricula.seduc.mt.gov.br/) tem o Fale Conosco, onde as dúvidas podem ser colocadas e nós respondemos por e-mail. Também fazemos esclarecimentos por telefone (3613-6389 ou 3613-2509) e até mesmo pessoalmente na secretaria. Nesta última quarta-feira (04.01), por exemplo, recebemos 20 pais pessoalmente e tiramos todas as dúvidas deles.

Gcom - Quais as principais dúvidas recebidas?

Hesloan Maia - As principais dúvidas dos pais são com relação à data de matrícula e à série que o filho está em relação à idade. Neste último caso, há até uma tabela no site da Matrícula Web (matricula.seduc.mt.gov.br) explicando a idade correspondente ao ano escolar.


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo