Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 18 de novembro de 2017 - 15:55

Cultura

GASTRONOMIA 15/07/2017 10:08

O Melhor das Américas surpreende convidados no Univag

Uma viagem explorando os principais polos gastronômicos do Continente Americano. Uma experiência vivida por um mochileiro, passando pela Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Cuba, México e Estados Unidos. Essa foi a temática do jantar O Melhor das Américas, realizado por alunos do 3° semestre do curso de Gastronomia do Univag, Centro Universitário, na última terça-feira (4), no restaurante da instituição.

O evento contou a presença da Pró-Reitora Administrativa, Maura Medeiros, o diretor Administrativo Marcelo Medeiros, gestores, professores, chefs de cozinha e imprensa. Os convidados se surpreenderam com o tema, pratos e criatividade dos alunos. "Nós pensamos primeiro na viagem de um mochileiro, na escolha dos pratos e preferimos os menos conhecidos nas rotas turísticas gastronômicas dos países. A ideia era surpreender, atingimos nosso objetivo", conta o aluno Diego Alves.

O início do jantar foi marcado pela entrada do mochileiro no restaurante, que contou suas experiências e situações inusitadas por onde andou, deixando os convidados admirados. A Chef do restaurante Mahalo Cozinha Criativa e buffet Leila Maluf, Ariane Maluf, ficou encantada com o tema proposto e o sabor dos pratos.  "Eu vim sem saber o que iria encontrar e foi surpreendida. Eu conheço alguns desses países e através dessa viagem pelos sabores e culturas de cada um deles deu para sentir um pezinho lá.  Deu para perceber o empenho e dedicação dos alunos, o carinho na montagem e combinação de cada prato. O Univag está de parabéns por incentivar projetos como esse", comenta Ariani.

A viagem teve início na Argentina, e deu origem a entrada do jantar. A escolha dos alunos foi a Empanada Argentina. A cada prato que chegava às mesas, uma surpresa diferente. O prato principal faz parte da gastronomia cubana e ganhou destaque. Empratado com requinte em uma 'marmita', deixou os convidados maravilhados com a inovação e criatividade. "Eu fiquei admirado pela qualidade do evento, feito por ainda alunos. Eu apoio esse tipo de evento porque incentiva a busca pela qualificação profissional, a gastronomia vem evoluindo muito e o Univag faz parte desta evolução. Com toda essa estrutura que oferece aos alunos está fazendo a diferença. Isso nós vimos no Melhor das Américas", destaca Jamil Ayoub, chef proprietário do restaurante Al Manzul.

A consultora Técnica do Sistema Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Marta Regina Torezam, aprovou a iniciativa dos alunos, visando o mercado gastronômico.  "Aqui está um exemplo de como é possível fazer um trabalho sério e com qualidade. E vem ao encontro do que o mercado está pedindo," avaliou a consultora.

A ideia do jantar surgiu através do projeto integrador, onde os alunos desenvolvem um trabalho que os prepara para o mercado de trabalho. "Essa é a primeira turma de Gastronomia do Univag e o projeto materializa o que nós queremos, que é fazer com que os alunos vivenciem os desafios do mundo real, chegando ao mercado de trabalho como grandes profissionais qualificados e preparados", ressaltou a coordenadora do curso, doutora Adriene Paiva.

O cardápio, a seleção das bebidas e decoração do ambiente, desenvolvidos pelos alunos, chamaram a atenção dos convidados.  "É um evento que nos dá muito orgulho, ver nossos alunos realizar um evento com essa competência estando ainda no 3° semestre. Desde a organização do evento até os detalhes dos pratos. E o mais importante, não são pratos corriqueiros, foram pratos diferenciados que a maioria dos convidados não conhecia inclusive chefs. Foi surpreendente. É um indicador de que o caminho de formação de qualidade e preparação efetiva para mercado de trabalho com excelência está acontecendo no Univag", destacou o Vice-Reitor, professor Flávio Henrique Foguel.

Para o chef Fernando Mack, o evento foi além das expectativas. Por ser idealizado por alunos causou grande impacto nos convidados. "Foi um evento real e feito por acadêmicos. Teve um nível de qualidade profissional, que foi elogiado e reconhecido por todos. Esse é um grande diferencial do Univag: preparar os alunos para mercado de trabalho" comentou o chef.

O Diretor Administrativo do Univag, Paulo Cerqueira, parabenizou a competência dos alunos na organização do evento. "Poder ver esse trabalho dos alunos, ver todo o esforço, a dedicação nos detalhes, esse nível de acabamento desde a entrada até os vinhos, foi um toque que irá fazer a diferença na vida profissional de cada um deles", citou Paulo Cerqueira.


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo