Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 25 de setembro de 2017 - 08:58

Cultura

Cultura 28/09/2016 11:33

Flor Ribeirinha apresenta a força da cultura popular na Coréia do Sul

O Grupo Flor Ribeirinha participa do Cheonon Word Dance Festival na Coréia do Sul, representando Mato Grosso e o  Brasil.  Nesta quarta-feira (29), o grupo se apresentou em Seul, ao lado de outras 20 delegações de diferentes países. O presidente da Federação Brasileira de Artes Populares, Regis Eduardo Bastian, que também preside o setor América da Federação Internacional de Festivais de Dança, ressaltou que a participação do Flor Ribeirinha é muito importante no contexto folclórico. Ele destacou o figurino, a energia no palco e a originalidade do grupo. "Os festivais  tem um regulamento a seguir e os grupos devem manter a linha folclórica e a sua essência. Temos aqui as delegações dos países e os grupos nacionais da Coréia com o mesmo foco e objetivo", adiantou.

O grupo Flor Ribeirinha mostrou em Seul um espetáculo que inclui o rasqueado com músicas de compositores mato-grossenses e também músicas de domínio popular, além da inserção de músicas como o boi garantido e o samba, o siriri, com a música Nandaia, feita para o espetáculo. "Como estamos representando o Brasil, trouxemos o boi da Amazônia e também o samba. Mas apresentamos especialmente a cultura do Centro Geodésico da América do Sul, que é o siriri e o rasqueado, além do boi a serra. Tudo isso denota a diversidade cultural do nosso país", observou o diretor artístico do grupo, Edmilson Maciel.

 

O coreógrafo do grupo, Aviner Augusto, frisou que o festival internacional da Coréia do Sul, representa um marco para a cultura de Mato Grosso, notadamente para o grupo Flor Ribeirinha. "Este  festival é um dos maiores do mundo no qual o nosso grupo  tem mostrado toda a sua força e a beleza da cultura popular. A fundadora do grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, argumentou ainda que tem 62 anos, sendo mais de 40 dedicado a vida cultural. "Nossa meta preservar a cultura popular e levar a todos os cantos para divulgar as nossas raízes", salientou.

 

Durante os 23 anos de existência, o grupo Flor Ribeirinha já participou de todos os festivais de Siriri em Mato Grosso. Foi convidado para se apresentar em eventos nacionais em Santa Catarina; Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul. O grupo se apresentou no Goal to Brazil, no Peru e no Paraguay. Reconhecido pela sua autenticidade e importância para o cenário artístico-cultural, foi convidado para participar de festivais na França em 2014 e na Itália em 2015.  O grupo está marcando a sua passagem pela Ásia se apresentando na Coréia do Sul. Para participar do festival, o  grupo contou com o apoio da secretaria estadual de Cultura, Universidade Federal de Mato Grosso e da Federação Brasileira de Artes Populares.


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo