Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 25 de setembro de 2017 - 08:49

Cultura

28/01/2016 20:11

Governador e secretário debatem ações da Cultura para 2016

O governador Pedro Taques se reuniu nesta quinta-feira (28.01) com o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, para discutir os projetos em andamento e as políticas públicas do Governo do Estado para a área cultural em 2016. Entre os assuntos levantados durante a reunião estava a recuperação do “Grande Hotel”, patrimônio histórico tombado em 1984 e que abrigava a sede da Secretaria de Estado de Cultura, em Cuiabá.

Localizado atrás da Igreja Matriz, na esquina da Rua Joaquim Murtinho com a Avenida Getúlio Vargas, o edifício faz parte das quinze Obras Oficiais de Cuiabá, construídas no governo do presidente Getúlio Vargas (Estado Novo), dotando a cidade de infraestrutura para sua consolidação como capital de Mato Grosso.

“Para reforma e aparelhamento do prédio serão necessários R$ 5 milhões, sendo R$ 1 milhão de contrapartida do Estado. Para angariar esses valores protocolamos em 2015, no BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], um projeto de apoio, que já passou por várias etapas de aprovação técnica e está bem encaminhado”, disse o secretário de Cultura.

A melhor utilização do Memorial Rondon, após a inauguração, prevista para ocorrer em fevereiro, foi outro tema colocado em pauta na reunião. Sobre o assunto, Leandro Carvalho explicou que a pasta está analisando que tipos de atividades o espaço – localizado em Mimoso (a 120 km de Cuiabá) – poderá abrigar nos próximos meses.

Quanto ao Vem Pra Arena, ação iniciada em 2015 que reúne várias secretarias estaduais, atraindo um público de 300 mil pessoas, serão cinco edições este ano.

Nas comemorações do aniversário de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso, o Governo do Estado estuda a possibilidade de promover, nos dia 18 e 19 de março, a transferência da Capital para Vila Bela. “Estamos vendo a possibilidade de que, nesses dois dias, as ações de Governo sejam realizadas lá. Isso faz parte de uma política de valorização da cultura mato-grossense”.

Os gestores também debateram sobre a futura parceria entre o Governo do Estado e 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, com o objetivo transformar o local onde hoje funciona o quartel em um espaço de convivência social e de ações culturais. “Estamos aguardando o Exército nos enviar os estudos preliminares para podermos dar celeridade ao uso do espaço para atividades culturais importantes”, afirmou Carvalho.

Novos editais, prêmios, Cine Teatro, comemorações relativas aos 150 anos de nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, políticas setoriais em audiovisual e literatura, além de um Programa de Prevenção ao Crime e da Violência, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), foram outros temas abordados pelos gestores.

Eles ainda colocaram em pauta a possibilidade de implantar no Estado o programa World Voice, desenvolvido pelo British Council, que promove a troca cultural por meio da música. A intenção, segundo o secretário, é fazer uma parceria entre a pasta da Cultura e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), proporcionando aos alunos da rede pública de Mato Grosso a oportunidade de vivenciar e apreciar músicas e canções de diferentes partes do mundo.


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo