Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 18 de novembro de 2017 - 15:52

Cultura

06/10/2015 22:06

Idosos dão show em Festival Cultural em Cuiabá

Os idosos atendidos nos Centros de Convivência de Idosos “Padre Firmo” e “João Guerreiro", em Cuiabá, deram um show de desenvoltura durante as apresentações realizadas na 5ª edição do Festival Cultural do Grupo Maturidade Saudável Geap, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na tarde desta terça-feira (06).

O evento foi promovido pela operadora de planos de saúde Geap - Autogestão em Saúde em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, e contou com apresentações de atividades físicas, artísticas e culturais.

O grupo de idosos do “Padre Firmo” fez uma amostra sobre yoga e apresentou seis exercícios que são realizados durante as aulas que acontecem duas vezes por semana nos centros de convivência. O objetivo era mostrar a sociedade que ser idoso não é sinônimo de indisposição ou monotonia, de acordo com a professora de Yoga, Rosinha Rodrigues, 80 anos, que coordena um grupo de 33 idosos.

“O nosso grupo é todo da terceira idade e todos sentem prazer em realizar a yoga. Hoje, eles têm mais flexibilidade e disposição que muito jovem por aí não tem. Por isso, ficamos realizados de podermos apresentar à sociedade tudo o que nós aprendemos”, afirmou.

Segundo Rosinha, os exercícios exigem muita dedicação e as dificuldades são mínimas perante os benefícios que a yoga têm trazido aos idosos. “Quando eles começam a participar, eles têm muita dificuldade e reclamam muito de tudo quanto é dor. Mas depois de uns seis meses, eles esbanjam saúde e isso é o que importa”, disse.

Para completar a série de exercícios, os idosos do “João Guerreiro" realizaram uma ginástica aeróbica que prometeu, além de queimar uns quilinhos, trazer o ânimo que muitos perdem quando a idade chega. Ao todo, 14 idosos apresentaram as atividades realizadas diariamente nos centros de convivência.

“Esses são os alunos que se dispuseram a vir, mas temos muitos alunos que fazem as aulas sistemáticas durante a semana. São todos dedicados e que vieram aqui para mostrar que estão ativos e dispostos, e que doença aqui não tem vez”, disse a professora de Educação Física, Rosangela Aredes.

Para o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, apresentações como estas são importantes, pois funcionam como feedback para o município quanto as atividades e a assistência prestadas às pessoas da melhor idade. Atualmente, os centros de convivência ofertam atividades como hidroterapia, ginástica localizada, alfabetização, aula de informática, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), entre outras.

“Nós temos nos empenhado desde o início da gestão para oportunizar aos idosos o acesso às atividades físicas, pois acreditamos que isso tem uma repercussão muito positiva na vida dos idosos, seja na qualidade de vida e melhoria da saúde. Só temos que comemorar pelo bom desempenho físico dos nossos idosos e incentivar a realização das atividades na tentativa de aumentar a expectativa de vida dessas pessoas”, garantiu.

Além dos exercícios, o evento teve uma apresentação sobre as “memórias da vovó” que reviveu as músicas e danças da “Era Disco”, dança de salão e a valsa. Houve ainda a declamação de poesia e coral realizadas pelos idosos da faculdade da terceira idade da Universidade Norte do Paraná (Unopar) e da academia Compassos.

“Reunimos aqui um grupo de idosos acima de 59 anos que apresentaram atividades físicas artísticas e culturais. Trabalhamos para que não adoeçam facilmente e temos muitos exemplos de pessoas que tinham depressão e não tem mais. Vale a pena realizar essa festival, pois nossa missão é zelar e cuidar”, concluiu Ana Maria Xavier, representante da Geap.


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo