Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 23 de junho de 2018 - 01:47

Artigos

OPINIÃO 27/02/2018 22:18

Taques precisa dar uma guinada de "360 graus"

Por Elisângela Neponuceno

Dar “uma guinada de '360 graus', é o que precisa o governador Pedro Taques (PSDB), para concluir seu mandato. O discurso que prega não condiz com as atitudes tomadas, em sua administração.

Taques enfrentou várias tempestades durante os três anos de seu mandato, secretários presos, escândalo dos grampos, traição de aliados e o pior de tudo, deixou as contas do Estado em situação preocupante. Quando se faz uma pesquisa no Portal Transparência, o que percebemos é que os restos a pagar de 2017, são alarmantes e muitas secretarias pregam que o Governo não tem recursos para quitar os débitos.

Se as dividas são altas, seria momento de “pisar no freio”, pagar o saldo devedor e discutir ações econômicas que possam amenizar a crise, porém o que vemos é o contrário.

Ao longo do ano passado, o governo realizou várias edições da Caravana da Transformação, elevando ainda mais a dívida. Se o Estado estivesse realmente em crise, claro que não teria condições de gastar com hospedagens, locomoção, estrutura, atendimentos, logística para as prefeituras que integraram as caravanas.

Se o Estado estivesse mesmo atravessando um descontrole nas finanças, não seria capaz de tocar obras, como as que anuncia em sua nova campanha publicitária, que também é outra coisa que não dá para entender, fazendo publicidade, devendo praticamente metade dos veículos de comunicação do Mato Grosso há um ano, isto mesmo, a maioria da mídia feita pelo Executivo até hoje não foi paga. Os pagamentos que foram realizados desrespeitam a ordem cronológica, pois para privilegiar meia dúzia que recebe religiosamente, o GCOM realizou  pagamentos recentes deixando para trás, a maior parcela da imprensa.

 

Sem extrair recursos do agronegócio (taxar) porque é o único setor da economia com "gordura", e que pode contribuir, o Estado dá indícios que a economia não vai tão mal assim, senão os barões do agronegócio seriam chamados para dar sua parcela de contribuição.

Em todos os municípios por onde passa, o governador Pedro Taques anuncia destinação de recursos para obras em vários setores, outro ponto que não dá para entender, quando se prega uma estarrecedora crise.

Taques tem tudo para resolver os problemas que enfrenta, basta coragem e determinação, rever as ações que são anunciadas pelas secretarias, para não deixar que o colapso financeiro se agrave ainda mais.

 

Zé Pedro pegou um estado combalido, sucateado, endividado, mas lá se foram três anos, tempo suficiente para mudar a realidade, com o aumento na arrecadação, a aprovação da PEC do Teto dos Gastos, apoio da Assembleia Legislativa, o governador consegue colocar Mato Grosso nos ‘trilhos’, é questão de decisão pessoal.

O grupo que apostou na mudança prometida, dá sinais que pretende abandonar o barco, tudo depende também de Taques.  A Assembleia Legislativa que vem sofrendo com o atraso nos repasses desde o início da gestão Pedro Taques (PSDB), já anunciou mudança no cronograma do pagamento dos servidores.

Botelho já foi pressionado por outros deputados inclusive da base,  a entrar na Justiça para receber os recursos atrasados.

A esperança  que a crise de caixa seria amenizada com a entrada de recursos oriundos do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX), pagamentos de dívidas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), recuperação fiscal do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) e emendas da bancada federal, não se concretizou.

Só ele tem a caneta na mão, para mudar o rumo desta história, o futuro depende das decisões que devem ser tomadas hoje, espero que o ex-Procurador da República, hoje chefe do Executivo, reveja os conceitos de sua gestão e  evite uma hecatombe.

* Elisângela Neponuceno é jornalista em Mato Grosso


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo