Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 16 de janeiro de 2018 - 23:28

Artigos

27/12/2017 19:34

Assessoria de imprensa e o vexame institucional

Por Elisângela Neponuceno

As mídias sociais digitais surgiram como um fenômeno novo especialmente a partir do começo do século XXI. Pelo seu caráter de novidade e por todas as potencialidades que estes meios parecem oferecer começaram em pouco tempo a tomar conta das redações, do convívio dos profissionais de mídia e ocuparam poderoso espaço de comunicação diária entre os cidadãos.

 Instagran, facebook, whatsapp são hoje considerados poderosos veículos de comunicação de massa, sem legislação especifica e armas eficazes nas mãos dos que utilizam para divulgar campanhas, produtos e potencializar suas marcas no competitivo mercado capitalista.

Até ai, devemos concordar com seus objetivos e funcionalidades, o que não é aceitável é a substituição destes meios (redes sociais) pela imprensa oficial, através de veículos oficiais nas Câmaras Municipais e prefeituras como vimos ao longo deste ano.

Talvez por desinformação, ou até por falta de conhecimento de causa, muitos prefeitos e presidentes de Câmaras optaram por transformar as fanpages em veículos oficiais, transformando a informação oficial em mero lembrete, comunicado, nada parecido com as normas exigidas para os padrões jornalísticos no Brasil.

Alguns gestores para piorar ainda mais a situação decidiram contratar em muitos casos, profissionais de outras áreas, sem formação acadêmica que pouco ou nada conhecem sobre gestão de comunicação.

Assessores desqualificados, despreparados e meros reprodutores de conceitos decorados, incapazes de produzir estratégias, elaborar planejamento para atingir objetivos definidos que resultarão em uma nova imagem para suas respectivas autarquias e órgãos institucionais.

A prostituição nas assessorias é tanta que em muitos casos, algumas instituições nem atualizam mais seus portais, não disparam mailing, não encaminham sugestões de pautas, não fazem a clipagem do material.

A imagem de uma entidade ou órgão deve ser cuidada por uma equipe capacitada não por cidadãos que se arriscam em aventuras midiáticas.

 

Elisângela Neponuceno é jornalista e editora do VGNews


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo